Estão abertas, até 30 de junho, as inscrições para o VEM – Voz, Evangelização e Música, principal festival de música católica contemporânea do Brasil. Os jurados da terceira edição do VEM, criado pela Associação Evangelizar É Preciso para revelar novos talentos e fomentar o mercado fonográfico católico no país, farão a pré-seleção de 16 músicas autorais inéditas e seus compositores para concorrer em três categorias: Melhor Composição, Melhor Intérprete e Intérprete Mais Querido pelo Público, que serão premiados com gravação de videoclipe profissional, assessorias vocal e de marketing musical, respectivamente.
As apresentações contarão com o voto do público, por meio do site do festival, para o prêmio de Intérprete Mais Querido.“Além da visibilidade proporcionada para essas pessoas que, na sua paróquia ou comunidade, se dedicam a evangelizar por meio da música, a intenção do festival é fomentar e valorizar esses talentos para que continuem fazendo música católica e se dediquem cada vez mais profissionalmente a essa missão essencial. Como costuma dizer o Danilo Dyba, apresentador das duas edições anteriores do VEM, ‘a música chega até onde a palavra não alcança’. A arte é mesmo uma porta de entrada, que abre corações e prepara as pessoas para receberem a mensagem de evangelização”, diz o coordenador de produção do VEM 2023, Jefferson Genta.
A edição deste ano terá novo formato, com três etapas classificatórias e a grande final em Curitiba (PR), cidade onde fica a sede da Obra Evangelizar. Na edição anterior, de 2022, o festival foi itinerante e percorreu mais de 8 mil quilômetros durante as fases de seleção dos talentos musicais em todas as regiões do Brasil.
Para participar, é preciso ter mais de 18 anos e apresentar pelo menos uma canção autoral católica. Cada candidato pode inscrever até três músicas na pré-seleção. É permitida a inscrição de artistas solo e de duplas. Caso não sejam cantores, os autores podem indicar um intérprete para defender a composição.
Quem quiser se inscrever deve preencher a ficha de inscrição online e enviar um vídeo apresentando a música na própria voz ou na do intérprete escolhido até 30 de junho. Entre os dias 1o e 7 de julho, a comissão de pré-seleção escolherá os 16 participantes que vão subir ao palco do VEM para a disputa. Os classificados serão anunciados ao público em 14 de julho e vão participar das eliminatórias em Curitiba, nos dias 18 e 19 de agosto, com apresentações abertas ao público e todas as despesas da viagem pagas pela organização da mostra.
A grande final do VEM 2023 está marcada para 26 de agosto, também na capital paranaense. A melhor composição será premiada com a gravação de um videoclipe profissional, dirigido pelo JC Nunes, que é reconhecido pela qualidade técnica e artística de suas produções. O melhor intérprete ganhará um contrato de seis meses de assessoramento vocal com a fonoaudióloga Denise Pimentel, especialista na produção musical, e o intérprete mais querido pelo público, escolhido pelo voto popular, receberá seis meses de assessoramento em marketing musical.
Quanto antes, melhor
Com base na experiência das edições anteriores, a tendência é que as inscrições se concentrem nos últimos dias do prazo. Para incentivar que os candidatos façam as inscrições com antecedência, a organização da mostra incluiu a data do envio dos dados e do vídeo como critério de desempate.
Desde a primeira edição, o VEM já recebeu mais de 700 composições católicas inéditas, de pessoas de todos os estados brasileiros. “Um dos nossos objetivos é tirar essas pessoas tão talentosas do anonimato e revelar para o Brasil inteiro as canções que são ferramentas essenciais de evangelização”, diz Genta. Para o coordenador de produção do VEM, “a movimentação da cena musical é feita justamente por essa imersão e pela experiência única, vivida por meio da participação no festival, o que vale até muito mais do que ganhar a competição”.
Um festival com muitos vencedores
Desde a primeira edição da mostra, novas parcerias artísticas têm surgido por meio do VEM. O colombiano Fello Toro, mesmo não vencendo o concurso do ano passado, conquistou especialmente a admiração do jurado Léo Rabelo. Agora, em 2023, os dois gravaram uma música juntos. Também no ano passado, um dos momentos mais emocionantes do concurso aconteceu na etapa classificatória de Palmas (TO). Um participante da região saiu do
Pará, incentivado pelo apoio da paróquia, que fez vaquinha, torcida e o ajudou com as despesas da viagem. Com uma felicidade transbordante pela oportunidade de mostrar seu trabalho, ele expressou sua gratidão com uma frase inesquecível: “- Isso aqui é a Igreja!”.
A dupla vencedora da melhor composição do VEM 2022, Vivy e Nathan, com a canção “Ainda tá de pé”, também se tornou exemplo de obstinação para os participantes do festival. Na primeira edição, a música inscrita pelos dois não passou da etapa de pré-seleção, mas eles não desistiram. No ano seguinte, eles concorreram novamente, venceram e ganharam o videoclipe, que alcançou mais de 5.200 visualizações no canal do YouTube da dupla de Santa Bárbara d’ Oeste (SP). Atualmente, eles recebem convites para se apresentar em diferentes estados brasileiros.
Antes do sucesso, a dupla acompanhou a primeira edição do VEM para torcer pelo representante de seu estado, Lucas Ferreira. “Os músicos católicos têm de estar unidos, pois quanto mais união houver, mais será possível fazer crescer essa forma de evangelizar e de tocar o coração das pessoas”, reforça Vivy. Agora, eles pretendem acompanhar a terceira edição do VEM para torcer e incentivar os compositores. “O festival mudou a nossa vida e a gente quer ajudar a transformar a de outras pessoas também”, complementa Nathan.